
Ambrósio -> Morro do Fortunato
Breve Descrição :
Tendo início na continuação da rua Ambrósio de Fora, no bairro Ambrósio em Garopaba a trilha passa por diferentes ambientes com flora predominante de mata atlântica e zona rural, a fauna é composta por sua grande maioria em aracnídeos, aves, répteis e mamíferos. Devido à sua extensão, por apresentar um constante aclive com dificuldades no terreno além da mata densa, é considerada uma trilha DIFÍCIL e com acessibilidade LIMITADA. É ideal para quem procura por uma trilha que mistura ecoturismo, turismo de aventura, agroturismo, turismo cultural e gastronômico. Local utilizado para passagem de carros de bois das antigas comunidades. Segundo relatos também utilizado para as tropas Imperiais que vinham frear a ofensiva da revoltosos farroupilha. Tendo como ponto final a comunidade quilombola do Fortunato.
Aspectos:
É uma trilha linear, sua extensão é de 3,5 km e o tempo para percorrê-la caminhando tranquilamente e com paradas é de aproximadamente 3 horas e 45 minutos. Em seu início, após alguns metros de estrada de chão entramos em uma floresta ombrófila densa da mata atlântica, a segunda metade é um caminho de carro de boi onde se tem uma vista ampla de toda a região norte de Garopaba e podendo até mesmo avistar as ilhas 3 irmãs e Florianópolis, finalmente chegando na comunidade quilombola para conhecer seus diversos atrativos. A altitude varia entre 19 a 287 metros acima do nível do mar.
Localização e acesso:
A trilha localiza-se em sua totalidade numa região rural da cidade de garopaba, iniciando no fim do bairro ambrósio estendendo se ao noroeste até chegar na comunidade quilombola, limitando-se ao sul com o morro da encantada a leste com o bairro ambrósio a norte com o morro ambrósio de fora e ao oeste com morro ambrósio de dentro.
O acesso ao começo da trilha apresenta boas condições de pavimentação embora final do percurso seja se estrada de chão, não possui estacionamento para automóveis. Vindo da BR-101 e acessando a SC-434 em sentido a garopaba, andasse aproximadamente 13,8 km acessando a esquerda a rua Lajeado, indo até a rua Nicolau Manoel de Abreu onde tomasse sentido sudoeste até o fim de sua continuação rua Ambrósio de Fora, na bifurcação pegue a esquerda e ande 300 metro. As coordenadas geográficas do ponto de partida da trilha são -28.037087 -48.651886 e seu fim em -28.022742, -48.665107 .
História:
A comunidade Quilombola Morro do Fortunato tem origem no antepassado comum Fortunato Justino Machado, do qual deriva o topônimo Morro do Fortunato. Segundo relatos, Fortunato seria filho de uma escrava que viveu na região. Por ocasião da morte de Fortunato, foi feito um inventário de suas terras, herdadas então pelas famílias descendentes, sendo que a maior parte delas ainda vive no território e se organiza a partir dos laços de parentesco e descendência. Atualmente, a maioria das famílias vive na própria localidade ou na área urbana de Garopaba e suas principais fontes de renda e subsistência são agricultura familiar, produção de derivados, criação de gado, trabalhos temporários, assalariados e aposentadorias.
O local também teria sido utilizado para o avanço em terra das tropas Imperiais durante a Revolução Farroupilha.
Flora:
Estado boa parte dessa trilha encravada no meio de uma floresta ombrófila densa da mata atlântica,
avistasse muitas espécies deste contexto, com destaque para Embaúba, árvore que indicadora a recuperação recente da floresta nesta região que a poucos anos era utilizada para o plantio e sem deixar de se notar a beleza Taioba, que escolhe lugares em cursos de águas límpidas para exibir suas enormes folhas.
Fauna:
Por se tratar de uma mata fechada, os aracnídeos são observados em todo o trajeto, répteis, anfíbios,
pequenos mamíferos e inúmeras aves também estão presentes e com silêncio e atenção são facilmente avistados.
Geografia
Como se pode avistar nos metros iniciais desse caminho, o solo tem camadas que diferenciam conforme sua profundidade em relação à superfície, matacões de granito são vistos em todo percurso. O granito Paulo Lopes é quem forma a primeira metade parte do recorrido, sendo no segundo trecho o granito Garopaba.
Curiosidades:
Na comunidade quilombola do Fortunato, fica o alambique do Vô Zeca, além de ser considerado a melhor cachaça da região, você pode acompanhar o processo produtivo e ainda degustar diferentes formas da bebida.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Emba%C3%BAba_(%C3%A1rvore)
https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=7059749
http://www.fundodireitoshumanos.org.br/projeto/comunidade-quilombola-morro-do-fortunato-santa-
catarina/
http://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/plgb/criciuma/criciuma_ctgeo.pdf
http://www.garopabamidia.com.br/noticias/titulo/7481/revolucao-de-1930-na-cidade-de-garopaba
