
A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca localiza-se no litoral do sul de Santa Catarina, abrange nove municípios, desde o sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão. Com uma área de 156 mil hectares, 130 km de costa marítima,
As finalidades da APA da Baleia Franca é proteger, em águas brasileiras, a baleia franca austral (Eubalaena australis), ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, ordenar a ocupação e utilização do solo e das águas, ordenar o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves.
Em sua rota migratória reprodutiva, a baleia franca passa pela região entre os meses de junho e novembro. As riquezas naturais protegidas pela APA vão além da Baleia Franca, incluem outras espécies de animais e vegetais nativos, promontórios, costões rochosos, praias, ilhas, lagoas, banhados, marismas, área de restinga, dunas, além de sítios arqueológicos, como os sambaquis e as oficinas líticas.
O avistamento por terra é modo considerado menos impactante para os cetáceos, alem de conhecer tudo sobre o animal, o condutor da Apa irá enriquecer seu conhecimento sobre informações culturais, históricas e naturais das comunidades e trilhas da região.