
ACORDI -> Areais da Ribanceira
Breve Descrição :
Localizada no município de Imbituba, a trilha inicia na Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI), passando pelo meio de butiazais nativos até chegar às Dunas da Ribanceira. Devido à sua extensão e do solo arenoso com grande aclividade é considerada uma trilha DIFÍCIL e com acessibilidade LIMITADA ideal para quem procura um local voltado ao ecoturismo, agroturismo, turismo cultural, turismo gastronômico e ao turismo de aventura.
Aspectos:
É uma trilha linear em ambientes naturais e rurais, sua extensão é de 3,5km e o tempo para percorrê-la caminhando calmamente e com algumas paradas é de aproximadamente 4 horas e 30 minutos incluindo o café da manhã. Trilha entre imenso butiazal e dunas, com flora bem diferenciada das demais trilhas da região, essa apresenta como grande astro o butiá catarinenses. Na fauna, é comum ver mamíferos como lebre e tatu.
Localização e acesso:
Próximo ao centro de Imbituba, essa trilha limita se ao oeste com a BR-101, a leste com a Praia D´Agua, ao sul com o bairro Nova Alvorada e ao norte com a Barra da Ibiraquera.
O acesso ao começo da trilha apresenta condições regulares de pavimentação, sendo a parte final do caminho de acesso uma estrada de chão. Existe estacionamento para automóveis. Para chegar na ACORDI vindo da BR-101 entre no acesso norte da cidade de Imbituba e ande até a rotatória de onde se enxerga o porto da cidade, entre a esquerda e siga até a próxima rotatória onde novamente se pega a esquerda como destino, entrando na estrada de chão siga 1 km até chegar ao barracão da ACORDI. As coordenadas geográficas do início da trilha são -28.203467, -48.677782 e do final é -28.184075, -48.663575.
História:
SAINT-HILAIRE relata em 1823 intensos butiazais. Após ter deixado a Armação de Pesca de Garupava (atual Garopaba) e dirigindo-se para Laguna, observou uma mudança na flora, que agora tinha uma fisionomia subtropical. Assim se referiu ao butiazal, uma formação florística típica da restinga:
“Pouco depois de deixarmos o sítio entramos num campo arenoso,
salpicado de tufos de palmeira butiá, entre as quais cresciam arbustos e
subarbustos. Para mim é um quadro inteiramente novo, o que formavam
essas palmeiras anãs, cujas folhas glaucas e pontiagudas formam uma
espécie de dossel, sob o qual crescem arbustos de um verde vivo. Uma
flora decididamente extratropical começava ali. A do Rio de Janeiro, que
eu tinha encontrado, com ligeiras modificações, na Ilha de Santa
Catarina, haviam desaparecido.”
ACORDI é um organização que defende a manutenção dos Areais da Ribanceira enquanto território tradicional de agricultores e pescadores e tem grande histórico de luta contra os poderes públicos que vendem suas terras a valores muito abaixo do mercado a grandes empresas.
Flora:
Os butiazais além de ser uma ecossistema diferente dos demais encontrados em toda região é fonte de renda para muitas famílias que usam seus frutos para fazer diversos produtos comestíveis e de suas palhas para artesanatos. Orquídeas e margaridas da praia e são facilmente avistados em todo trecho, no morro que existe em frente a sede da ACORDI existe uma mata atlântica com rica diversificação, prevalecendo a mistura da floresta ombrófila densa com a restinga.
Fauna:
Muitos mamíferos são vistos nesta região, como destaque aos tatus e as lebres. Aves, répteis, aracnídeos e insetos completam o cenário. De cima das dunas se pode avistar baleias nos meses de inverno.
Geografia
Boa parte da trilha é realizada em um Depósito Praial Marinho e Eólico (areias marinhas quartzosas, finas a médias, amarelo-claras a acastanhadas).
O Trecho de Dunas é considerado um Depósitos Praial Marinho e Eólico diferente (areias marinhas quartzosas, esbranquiçadas, finas a médias, bem selecionadas, apresenta como depósitos eólicos
mantiformes ou dunas transgressivas, com direção preferencial de NE para SW.
Curiosidades:
No mês de julho é possível acompanhar o processo produtivo da farinha de mandioca e degustá la ainda quente.
Referências
http://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/plgb/criciuma/criciuma_ctgeo.pdf
http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000026/000026AE.pdf
http://sc.caritas.org.br/acordi-organiza-12a-feira-da-mandioca-em-imbituba/
http://sc.caritas.org.br/acordi-organiza-12a-feira-da-mandioca-em-imbituba/
