top of page

Caranha -> Projeto Gaia

Breve Descrição :

       Localizada no município de Garopaba, a trilha sai da Barra da Ferrugem, costeando sentido sul a praia até chegar no norte da Praia do Ouvidor, de onde segue a Oeste por dentro do Projeto Ecológico Gaia Village)  trilha tem flora mista de restinga com vegetação de costão costeiro, a fauna é composta principalmente por aves e répteis e aracnídeos. Devido principalmente à sua extensão, é considerada uma trilha MODERADA e com acessibilidade LIMITADA ideal para quem procura um local voltado ao ecoturismo, turismo rural, turismo gastronômico e ao turismo de aventura. Iniciando junto aos vestígios das civilizações pré-coloniais o trajeto percorre um costão de baixa altitude até chegar no canto norte onde os vestígios também são encontrados, de lá se segue por dentro da propriedade privada pertencente ao Projeto Ecológico Gaia  Village até se chegar na sede e conhecer esse projeto de conservação.

Veja o Mapa

Aspectos:

      É uma trilha linear em ambientes naturais e propriedade privada, sua extensão é de 5,7km e o tempo para percorrê-la sem calmamente e com algumas paradas é de aproximadamente 4 horas e 15 minutos. Uma trilha muito rica nos aspectos naturais mas o que mais chama a atenção são os aspectos culturais desta trilha, oficina lítica, sambaqui e educação ambiental atraem turistas à procura de conhecimento e conscientização para com o meio. A altitude varia entre 0 à 55 mt acima do nível do mar.

 


Localização e acesso:

 

      Com um pé na praia e outro no campo, essa trilha limita se a norte com a Praia da Ferrugem, a leste com Oceano Atlântico, a oeste com a SC-434 e ao sul com a Praia do Ouvidor.  A trilha tem seu início e barra da Ferrugem, percorrendo o costão sentido sul até o Norte da Praia do Ouvidor de onde segue sentido oeste para o Projeto Gaia. 
      O acesso ao começo da trilha apresenta condições regulares de pavimentação, sendo o caminho de acesso uma estrada de chão. Não existe estacionamento para automóveis, mas podem ser deixados ao lado da estrada. Para quem transita na SC-434 entrar na estrada indicada na sinalização como “Barra”  e seguir até o seu fim, essa entrada fica aproximadamente 65,5 km do centro de Garopaba e 8,5km da BR-101. As coordenadas geográficas do ponto de partida são -28.089110, -48.631681 e o terminando em -28.094417, -48.659046.

 


História:

 

      Em paralelo ao desenvolvimento da antiga cultura egípcia, diversos povos também desenvolveram suas culturas no litoral catarinense. Provindos principalmente do interior do continente americano desde aproximadamente 7 mil anos, nosso litoral foi povoado pelas culturas Umbu e Humaitá e, a partir de 5 mil anos, pelos sambaquieiros, responsáveis pela construção dos sambaquis, nossos principais marcos paisagísticos pré-coloniais.
      Importante dizer que, para além dos sambaquis, o litoral catarinense é rico em outros sítios arqueológicos. No município de Garopaba, por exemplo, próximo à praia da Ferrugem, turistas caminham sobre antiquíssimas oficinas líticas, locais onde povos pré-coloniais produziam suas ferramentas e armas de pedra, sem se darem conta da história do local.
       Gaia Village é um projeto de caráter privado com foco em sustentabilidade, que se desenvolve a partir de área pristina do município de Garopaba-SC. Ambiciona criar um exemplo de assentamento humano sustentável, ambiente amigável para a interação entre a espécie humana e o todo - o Sistema Vivo - Gaia
Foram do professor José Lutzenberger, em 1997, as primeiras formulações para a concepção desse projeto que visa propor, planejar, implementar e demonstrar soluções ambientalmente responsáveis, em direção a um desenvolvimento sustentável.
  

     

Flora:

       A mistura entre vegetação de costão rochoso, e restinga predominam na região próxima ao mar. Já no projeto, devido a criação de búfalos e outras culturas,  a pastagem é a quem toma lugar de destaque. 


Fauna:

       Lagartos Teiú são vistos com enorme facilidade nos dias de sol entre outubro abril, caranguejos junto às pedras banhadas pelo oceano ou em tocas nas areias próxima ao mar são os crustáceos mais visíveis. Aves também são avistadas com facilidade, principalmente as marinhas. 


Geografia

 

       A parte costeira é feita sobre o Granito Paulo Lopes. 
Já o projeto Gaia está sobre 3 solos mais arenosos. 

  • Depósitos Paleolagunares: turfas ou depósitos lamosos ricos em matéria orgânica, ocorrentes em pântanos ou alagadiços, geneticamente relacionados a antigos corpos aquosos costeiros.

  • Depósito Praial Marinho e Eólico: areias marinhas quartzosas, finas a médias, amarelo-claras a acastanhadas.

  • Depósitos Praial Marinho e Eólico: areias marinhas quartzosas, esbranquiçadas, finas a médias, bem selecionadas, com estratificações planoparalela com mergulho suave em direção ao mar. Parcialmente recobertas por sedimentação eólica que se apresenta como depósitos eólicos mantiformes ou dunas transgressivas, com direção preferencial de NE para SW. 

 


Curiosidades:

 

       O nome dessa trilha é devido a grande quantidade de peixe conhecido como Caranha pescado na costa entre estas duas praias, como os nativos saiam em busca deste peixe sempre foram lá nas Caranha em busca de seus alimentos.

 

 

 

Referências

 

http://www.gaia.org.br/

 

https://viegasdacosta.blogspot.com.br/2014/07/a-vandalizacao-do-patrimonio.html

 

http://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/plgb/criciuma/criciuma_ctgeo.pdf

bottom of page