top of page

Dunas de Itapiruba

Breve Descrição :

      Tendo início próximo a BR--101 e junto as trilhos da ferrovia Tereza Cristina no bairro de Roça Grande, a trilha passa por grandes dunas, a fauna é composta por sua grande maioria em aves e flora fica por conta da restinga e juncaceas. Devido à sua extensão e  por apresentar um terreno bem arenoso é considerada uma trilha MODERADA e com acessibilidade LIMITADA. É ideal para quem procura por uma trilha que mistura ecoturismo e turismo de aventura. Local com dunas incríveis em abundância e um pequeno lago, concluída com uma caminhada a beira-mar até chegarmos na Praia Itapirubá Norte.

Veja o Mapa

Aspectos:

 

       É uma trilha linear, sua extensão é de 6,2 km e o tempo para percorrê-la caminhando tranquilamente e com paradas é de aproximadamente 4 horas e 45 minutos. Em seu início, junto ao trilhos que contam a história do desenvolvimento econômico da região damos início em uma caminhada que tem pela frente dunas altas e extensas e uma lagoa (Lagoa do Timbé).  A altitude varia entre 0 a 27 metros acima do nível do mar.


Localização e acesso:

        A trilha localiza-se em sua totalidade na faixa de areia da praia de Itapirubá na cidade de garopaba, iniciando ao oeste das dunas estendendo se ao leste até a orla marinha e ao sul até o canto da praia. Limita se ao Sul com o Bairro Roça Grande e acesso Norte de Itapirubá, ao oeste com a BR-101, ao norte com o Bairro São Thomaz e ao leste com o Oceano Atlântico.
       O acesso ao começo da trilha apresenta boas condições de pavimentação, possui estacionamento para automóveis. Vindo pela BR-101 a trilha inicia se no lado leste do viaduto de acesso norte a Itapirubá. As coordenadas geográficas -28.316992, -48.725491 indicam o início da trilha e as -28.337771, -48.704728 indicam o final.


História:

         O nome Itapirubá tem origem indígena: "pedra apontada para o mar". Colonizada por açorianos, mantém traços desta cultura que podem ser observados na gastronomia e na forma rústica do trabalho dos pescadores. 
 

Flora:
     
    A restinga faz seu papel, porém espécies variadas de Juncáceas afloram nas regiões alagadiças em meio às dunas.


Fauna:

 

    Por se tratar de uma restinga em meio a dunas, mar e com pouca áreas coberta por arvores, a existência de mamíferos e répteis é um pouco rara, porém as aves costeiras e locais estão presentes nos lugares com a presença de vegetação e/ou água.

 


Geografia
 

      O solo é formado por um Depósitos Praial Marinho e Eólico: areias marinhas quartzosas, esbranquiçadas, finas a médias, bem selecionadas, com estratificações planoparalela com mergulho suave em direção ao mar. Parcialmente recobertas por sedimentação eólica que se apresenta como depósitos eólicos mantiformes ou dunas transgressivas, com direção preferencial de NE para SW.


Curiosidades:

 

         Uma grande área que foi vendida como loteamento, hoje tem suas obras embargadas.

      A grande incidência de raios nas dunas, favorece para os turistas um vidro feito de forma natural chamado de fulguritos.

 


Referências

 

http://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/plgb/criciuma/criciuma_ctgeo.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Itapirub%C3%A1

bottom of page