top of page

Praia da Vigia -> Praia da Silveira

Breve Descrição :

      Iniciando junto as oficinas líticas da praia da Vigia a trilha contorna o costão sentido sul passando por piscinas naturais, floresta de restinga arbórea e inscrições rupestres regadas a muitas lendas e histórias. Devido à sua extensão e  por apresentar um terreno com muitos desníveis e considerada uma trilha MODERADA e com acessibilidade LIMITADA. É ideal para quem procura por uma trilha que mistura ecoturismo, turismo de aventura e turismo cultural.

Veja o Mapa

Aspectos:

       É uma trilha linear, sua extensão é de 3,6 km e o tempo para percorrê-la caminhando tranquilamente e com paradas é de aproximadamente 3 horas e 30 minutos. Sendo considerada uma trilha com grande riquezas culturais, as inscrições rupestres e as oficinas líticas são os destaques, que acompanha lendas do folclore local e histórias de naufrágios. Floresta bem arborizada, cannyons, rocha que forma a imagem de uma esfinge e a paradisíaca Praia da Silveira completam o cenário.  A altitude varia entre 0 a 67 metros acima do nível do mar.


Localização e acesso:

       A trilha localiza se a leste do centro histórico de Garopaba, estendendo se ao pela costa ao sul até chegar no canto norte da praia da Silveira, limitando-se ao sul com a praia da Silveira,  a norte e a  leste com o Oceano Atlântico e ao oeste com o morro que separa a cidade de Garopaba deste costão Rochoso.
       O acesso ao começo da trilha apresenta boas condições de pavimentação, possui estacionamento para automóveis mas as vagas ficam bem limitadas entre as 9 e 19 horas na época de veraneio. Vindo pela Av. dos Pescadores (beira mar), siga sempre nessa até chegar em uma praça onde deve contorná la e subir até em frente a Igreja Matriz de São Joaquim, pegue a esquerda, na avenida de mesmo nome e vá até onde é permitido, dobre a direita e em seguida a esquerda e esquerda novamente, ande alguns metros e chegará ao início da trilha. As coordenadas geográficas do ponto inicial da trilha são -28.019547, -48.610374 e seu final fica em .-28.036057, -48.606697 junto ao estacionamento da praia do Silveira.


História:

       As oficina lítica da praia da vigia em Garopaba é um verdadeiro museu a céu aberto. Essas oficinas eram locais onde os grupos pré-coloniais poliam instrumentos de pedra, em áreas de acesso a costões, na beira de rios e praias.
       Supõe-se que os objetos polidos fossem utilitários e que as oficinas estivessem associadas a sítios de habitação denominados sambaquis.
       A técnica de polimento era baseada na abrasão da pedra através de areia (agente abrasivo) e de água (agente diluente) sobre as rochas escolhidas como oficinas. Os tipos de rocha mais usados eram o diabásio, o diorito e o granito.
       As inscrições rupestres encontrado nos paredões junto ao lugar conhecido como Saco da Velha é outra vestígio deixado pelos pelos antigos habitantes dessa localidade.
      A História de Garopaba inicia-se no descobrimento do Brasil. Pois no ano de 1525 a “Baia de Garopaba” serviu como abrigo à expedição naval da Cidade de Corunã, que a utilizou para fugir de um temporal.
     Em 1666 começaram a se instalar na região os primeiros imigrantes açorianos, se intensificando intensificou no século XVII, herança disso vemos algumas casas de arquitetura típica em bom estado de conservação. 
 


Flora:
     
       A paisagem é uma mescla da mata atlântica que varia entre vegetação de costão rochoso, vegetação de restinga misturado a algumas árvores exóticas. 

 


Fauna:

 

       A grande variação de habitats só não é mais propício a inúmeros vertebrados e invertebrados pelo isolamento ao restante da mata atlântica causado pela cidade de garopaba ao oeste. Mesmo assim, vários répteis, aracnídeos e inúmeras aves tem esse faixa de terra como seu território.

 


Geografia

 

       Enquanto a maior parte desta ponta de Garopaba fica em cima do Granito Paulo Lopes, a trilha anda em sua maioria sobre o Diorito Silveira que contorna o lado leste desta paisagem.

 


Curiosidades:

 

       Existe no entorno marinho deste costão um parcel que aflora e cria ali uma zona de risco para a navegação, causando muito naufrágios.
           Outro atrativo é o relógio solar restaurando na trilha.


Referências

 

https://bio-consequencias.blogspot.com.br/2012/10/sitio-arquiologico-ponta-da-vigia.html

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/garopaba

bottom of page