top of page

Breve Descrição :

 

       Saindo do canto sul da Praia do Ouvidor, essa trilha percorre o costão sentido sul passando pela Praia Vermelha até chegar no badalado Rosa Norte. No caminho a vegetação nativa apresenta aspectos únicos e a fauna é rica, no costão uma linda piscina natural encanta, essa são algumas das atrações entre muita conversa sobre conflitos da população local e poderosos empresários. Embora seja a trilha mais bem estruturada da região, é considerada uma trilha MODERADA e com acessibilidade LIMITADA. É ideal para quem procura por uma trilha que mistura ecoturismo, turismo de aventura e turismo cultural.

 

Veja o Mapa

Aspectos:

       É uma trilha linear, sua extensão é de 3,5 km e o tempo para percorrê-la caminhando tranquilamente e com paradas é de aproximadamente 3 horas e 30 minutos. A dezenas de anos este já era uma caminho de pescadores artesanais e até hoje encontramos barracões e barcos voltados a pesca artesanal nas 3 praias desta trilha. A paisagem da flora está bem modificada, mas com uma diversidade de plantas nativas bem interessantes. A vida animal se concentra em grande maioria em aves, repteis, aracnídeos e insetos. A trilha é conservada através de acordo imposto pelo poder judiciário, que solicitou ao réus pontes, placas, lixeiras e outros instrumentos que fazem dessa trilha a mais bem equipada de Imbituba e Garopaba. A altitude no percurso varia entre 0 a 33 metros acima do nível do mar.


 

Localização e acesso:

       A trilha localiza se na divisa entre os municípios de Imbituba e Garopaba, limitando-se ao sul com a Praia do Rosa,  a norte  com a Praia do Ouvidor, a  leste com o Oceano Atlântico e ao oeste com a propriedade da família Gerdau Johannpeter.

       O acesso ao começo da trilha apresenta razoáveis condições de pavimentação, sendo o último quilômetros em estrada de chão e é permitido estacionar na orla marinha da Praia do Ouvidor. Vindo pela SC-434 entre no acesso principal à Praia do Rosa (Campo D`una) e siga em frente 2,8 km,  entre a esquerda no acesso da Praia do Ouvidor e siga até o final da estrada principal. As coordenadas geográficas do ponto inicial da trilha são -28.108110, -48.635713 e seu final fica em .-28.121729, -48.637868 junto ao estacionamento da Praia do rosa Norte.


 

História:

       Há quem diga que a praia tem este nome devido ao barro vermelho que em dias de chuva desce dos morros e invade a praia.

      Reza a lenda que em 1972 uma família de gaúchos teria trocado os terrenos em volta da Praia Vermelha por um fusca, e depois os teriam vendido para os Gerdau. Se verdade ou não, fato é que muitas das aquisições de antigamente eram feitas assim na região, na base do escambo. Trocava-se terreno por mobília, por televisão e até mesmo por consulta médica.

      O acesso à Praia Vermelha tinha sido fechada pela família que tem como sua propriedade os dois morros que circundam a Praia Vermelha, em 2006 pescadores entram com um pedido na justiça para que entre outras coisas pudessem acessar a praia para praticar a pesca que sustenta suas famílias, a decisão foi tomada favorável aos pescadores em 2007. A trilha é gerenciada e responsabilidade da família Gerdau Johannpeter como contra ponta dos danos causados a população local, esta trilha é mantida sempre limpa e organizada.


 

Flora:

       A distribuição das plantas nativas foi totalmente modificada através de um paisagismo considerado sustentável, aqui vemos plantas se relacionando entre si por ação do homem,  a paisagem da flora parece se repetir durante boa parte do trajeto. Outras plantas vem achando seu espaço de forma natural, e aos poucos esse ecossistema vem se reorganizando.

       A quantidade de plantas nativas é realmente espetacular, aqui a mata atlântica mistura a restinga com a vegetação de costão rochoso chamando a atenção dos admiradores das verdinhas.

Fauna:

       A grande população de aves, répteis, insetos e anfíbios realmente chama a atenção, mas sem dúvida, mas Baleia Franca nos meses mais frio do ano é quem atrai os olhares dos turistas.


 

Geografia

       Embora a parte arenosa do canto sul da Praia do Ouvidor fica sobre um Depósito Paleolagunare: (turfas ou depósitos lamosos ricos em matéria orgânica, ocorrentes em pântanos ou alagadiços, geneticamente relacionados a antigos corpos aquosos costeiros), todo o restante do trajeto encontra se em cima do Granito Paulo Lopes.


 

Curiosidades:

       Surfistas procuram essa pequena praia com acesso restrito nos dias de vento sul e com ondulação de leste/nordeste.


 

Referências

http://www.vipgaropaba.com.br/guia-de-praias/praia-vermelha/

https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=consulta_processual_resultado_pesquisa&txtValor=200672160042339&selOrigem=SC&chkMostrarBaixados=&todasfases=S&selForma=NU&todaspartes=&hdnRefId=72dd5a44acb759db853cee1e9bbe2233&txtPalavraGerada=XdoE&txtChave=

http://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/plgb/criciuma/criciuma_ctgeo.pdf

http://www.climasurf.com.br/post/view/id/2031/praias-de-garopaba-atraem-surfistas-ao-litoral-sul-e-agradam-pOblico-jovem

bottom of page