
Serraria - Pedra Branca
Breve Descrição :
Iniciando em frente a uma antiga serraria movida a água no bairro da encantada em Garopaba, a trilha passa por diferentes ambientes com flora predominante de mata atlântica e zona rural, a fauna é composta por sua grande maioria em aracnídeos, aves, répteis e mamíferos. Devido à constante aclive com dificuldades no terreno, é considerada uma trilha MODERADA e com acessibilidade LIMITADA. É ideal para quem procura por uma trilha que mistura ecoturismo, turismo de aventura e turismo cultural. O local conta um pouco da história local e no alto se é agraciado com uma vista incrível.
Aspecto:
É uma trilha linear, sua extensão é de 1,8 km para chegar ao cume, retornando pelo mesmo trajeto. O tempo para percorrê-la caminhando tranquilamente e com paradas é de aproximadamente 3 horas. Em seu início, após alguns metros de estrada de chão damos início a uma subida longa e íngreme, do topo se tem uma vista ampla de toda a região sul de Garopaba e de Imbituba quase que por completo, tudo esse cenário com o oceano como plano de fundo. A altitude varia entre 29 a 237 metros acima do nível do mar.
Localização e acesso:
A trilha localiza-se em sua totalidade numa região rural da cidade de Garopaba, iniciando no fim do bairro Encantada estendendo se ao norte até chegar ao cume da pedra, limitando-se ao sul com o bairro mencionado, a leste com a SC-434 a oeste como o riacho Encantado e ao norte com o bairro ambrósio.
O acesso ao começo da trilha apresenta boas condições de pavimentação embora final do percurso seja se estrada de chão, possui estacionamento para automóveis. Vindo da BR-101 e acessando a SC-434 em sentido a garopaba, andasse aproximadamente 9 km acessando a esquerda a GRP-47, indo uma pequena rótula. As coordenadas geográficas do ponto de partida da trilha são -28.056656, -48.672961 e seu fim em -28.050221, -48.667805.
História:
As serrarias movidas a roda d’agua contam a história recente de Garopaba e seu papel não só na armação baleeira mas também na contribuição no fornecimento de madeira que levantaram muitas casas e resistem até hoje.
Flora:
Estado boa parte dessa trilha encravada no meio rural, Indaías e Jerivás encontram aqui a luz que precisam sem dificuldades. Outras espécies da mata atlântica brotam do solo e brilham aos olhos do s admiradores.
Fauna:
Os aracnídeos são encontrados com mais facilidade, répteis, anfíbios, insetos, anfíbios, pequenos mamíferos e inúmeras aves também estão presentes.
Geografia
O granito Paulo Lopes é quem forma o solo.
Curiosidades:
Familiares mantém em pé a sua própria história, preservando a serraria para mostrar as novas gerações que a vida existia sem a eletricidade.
Referências
https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=7059749
http://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/plgb/criciuma/criciuma_ctgeo.pdf
