
Sertão do Mato
Breve Descrição :
Localizada no limite dos municípios de Garopaba e Paulo Lopes a trilha tem flora predominante mista de restinga e mata atlântica com grande interferência rural, a fauna é composta principalmente por aves e répteis e aracnídeos. Devido à sua extensão, e por apresentar uma forte declividade e dificuldades do terreno, é considerada uma trilha DIFÍCIL e com acessibilidade LIMITADA, ideal para quem procura um local voltado ao ecoturismo, turismo rural, turismo gastronômico e ao turismo de aventura. Aqui em uma vista privilegiada, se pode avistar a Praia da Gamboa e seus “lençois gamboenses”, a Praia da Guarda do Embaú, Florianópolis, a Lagoa do Coração e várias ilhas entre outros.
Aspectos:
É uma trilha semi-circular em propriedade privada com possibilidade de volta nos dois sentidos, sua extensão é de 2,2km e o tempo para percorrê-la sem calmamente e com algumas paradas é de aproximadamente 3 horas e 15 minutos. As paisagens, fauna e flora durante a trilha é a recompensa do esforço físico requerido devido a geografia montanhosa e rochosa dessa trilha. A altitude varia entre 90 a 330 mt acima do nível do mar.
Localização e acesso:
No topo do morro que divide os municípios de Garopaba e Paulo Lopes limita se a norte com a com a Comunidade Sertão do Mato, a leste com o limite de topo de morro entre Garopaba e Paulo Lopes, a oeste com a estrada Paulo Lopes e ao sul com a comunidade do Siriú. A trilha tem seu início e fim na Estrada Paulo Lopes fazendo um semicírculo a leste por dentro da propriedade.
O acesso ao começo da trilha apresenta condições regulares de pavimentação, sendo o caminho de acesso uma estrada de chão íngreme em que nos dias de chuva dificulta a chegada em carros sem tração ou de pequenos porte. Não existe estacionamento para automóveis, mas podem ser deixados ao lado da estrada. Para quem vem de Garopaba siga a sinalização em sentido a praia da Gamboa, ande 1,5km e pare na bifurcação. As coordenadas geográficas do ponto de partida são -27.965780, -48.646801 terminando em -27.961230, -48.646057.
História:
É uma trilha com histórico de agricultura familiar, onde o escambo (troca) de produtos era a forma de mercado típico dos colonizadores açorianos dessa região. A farinha, carne, leite e outros produtos produzidos pela família servia como moeda de troca com seus vizinhos.
Flora:
Embora a pastagem predomine na propriedade, vemos em abundâncias jerivás e indaias típicos da nossa mata atlântica, plantas da restinga também estão bastante presentes na propriedade.
Fauna:
Os proprietários deste campo contam que as serpentes são numerosas na propriedade, aves e gado completam a maioria da vida animal que ainda conta com anfíbios, insetos e aracnídeos.
Geografia
Esse morro contém o afloramento mais ao sul do Granito Ilha, matacões se destacam na paisagem.
Curiosidades:
A especulação imobiliária promete modificar bastante a paisagem do litoral de Paulo Lopes, com um condomínio de alto padrão que embora esteja planejado para ser sustentável, irá mexer em todo bioma natural.
Referências
http://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/plgb/criciuma/criciuma_ctgeo.pdf
